segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Segunda-feira, 3 de janeiro de 2011Notícias
Tamanho do texto: [12] [14] [16]

Noite agitada no XI Festival do Médico Músico da APM

A Associação Paulista de Medicina (APM) sediou, na noite de 13 de novembro, a 11ª edição do Festival do Médico Músico, evento famoso por dar a oportunidade aos profissionais de medicina mostrarem seu talento, seja em apresentações individuais ou em grupos.

Entre os participantes, estava o médico ortopedista Adilson de Paula, que há anos participa dos eventos. Para ele, a música é uma espécie de terapia. "Sempre que canso de trabalhar, dar aulas, ler e escrever artigos, vou para o violão", conta.

O evento serve também como uma forma de integração. "Na primeira vez em que participei, não conhecia ninguém. Toquei ‘Johnny be Good’ sozinho em um piano de parede e logo fui chamado para compor outras bandas", conta o oftalmologista José César de Oliveira Neto, que há dez anos se mantém como figurinha carimbada no festival.

Renovação da frota

Paralelamente aos médicos mais experientes, o festival apresenta também novos talentos. O primeiro deles foi o psicólogo Sergio Alves Lima, que viu o anúncio do festival no site e na Revista da APM e, junto com Marcio José Teixeira, marido de Christina Hajaj Gonzalez, do Departamento de Psiquiatria da APM, apresentou composições próprias, em português, mas sem rótulos definidos. "Das duas músicas que vou apresentar, as pessoas dizem que uma lembra muito Lulu Santos. A outra, João Ramalho. Como eu gosto dos dois, para mim está ótimo", brincou instantes antes de subir ao palco.

Além dele, tocaram as bandas 20 Anos Blue e Stethophonics. A primeira é formada por universitários de medicina e de outras áreas. Marcelo Nam e Felipe Silva Gregorut são aspirantes a médicos, assim como a namorada de Marcelo, Camila Pinho Brasileiro, que acompanha o grupo. Os outros integrantes são amigos de infância, todos de Arujá, interior de São Paulo. "A banda já existia havia alguns anos. Com a faculdade, cada um foi para uma cidade diferente, mas mantemos os ensaios todo sábado", conta Marcelo.

Mesmo caminho segue o Stethophonics, cujos integrantes pegam a estrada toda terça-feira à noite para ensaiar. "A banda começou na época da faculdade de medicina. Agora, mesmo morando em São Paulo, nos encontramos em Jundiaí", conta Ricardo Pompêo. Além dele, hoje estão no grupo os médicos Celso Barbosa e Leonardo Aloísio.

O festival não inclui nenhuma espécie de julgamento. Segundo os organizadores, a ideia é proporcionar um momento para que os médicos compartilhem seu som com amigos. Mesmo assim, lotou o salão da APM. Segundo Alexandre de Nicastro Filho, que participa há 18 anos, desde quando o festival tinha outro formato, o sucesso é explicável. "Eu toco em outras três bandas, faço várias apresentações por mês. Mesmo assim, é obrigação participar do festival. Antes de ser músico, eu sou médico."

Confira os participantes do XI Festival do Médico Músico:

Dr. Adilson de Paula

Dra Rossana Esper

Dr. Luis Humberto de Biase

Dr. Jose César de Oliveira Neto

Dr. Sergio Alves Lima

Jazz Duet & Company

Dr. Raul Renato Melo Tucunduva

Dr. Stefano Rossi

Banda Contratempo

Banda Os SimClassificáveis

Banda 20 Anos Blue

Banda Sentire

Banda Stethophonics

Banda Cia da Música

Banda Incúria

Dr. Alexandre Nicastro Filho

Dra Tatiana Batalha

Texto: Bruna Cenço

Fotos: Osmar Bustos

17/11/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário